quarta-feira, 25 de agosto de 2010

As camadas da Cebola


A realidade é uma cebola posta em nossa frente: De uma forma ou de outra, sempre precisamos compreendê-la e lidar com ela, ou seja: prepará-la, porque geralmente precisamos de algum metodo pra descascá-la se não quisermos chorar a toa.. Por isso a maioria das pessoas nem se atreve a descascar uma cebola. Indigesta e ardida, se crua, geralmente fica mais agradavel degustá-la depois de algum preparo. É necessário certa experiência e talento. "Preparo" não no sentido de mascarar a real e crua cebola, mas sim de, uma vez tendo noção de como ela é, podermos usa-la como melhor nos convier.

A questão é lembrar que essa cebola tem várias camadas. Ver só pela superficie é muito pouco, incompleto. A verdade tampouco está nas camadas de dentro, mas é diretamente proporcional à consciência de todas as camadas, do conjunto. Como é dificil "ver" as camadas, devemos sempre partir do princípio que nunca enxergamos todas elas: sempre podemos enxergar, aprender mais, por isso é importante observar como outras pessoas vêem as coisas: muitas vezes podemos aprender a ver uma nova camada a partir disso. Um mesmo fato, um mesmo filme, uma mesma história pode ter varias camadas de interpretação, por exemplo. Cada pessoa percebe a realidade e suas camadas de uma forma, e considerando em primeiro lugar essa grande relatividade, nunca saberemos exatamente o que é a "verdade" absoluta, na verdade. ;)

Quem decide, conscientemente (essa decisão geralmente é consciente) realmente observar, analisar as diferentes camadas da cebola acaba desenvolvendo um poder de visão, um poder que ajuda muito na compreensão e tolerância do mundo. É o oposto dos que dizem que ignorância, em alguma instância, pode ser uma benção. Essa ignorância é apenas um paliativo: pode trazer alguma paz e tolerância, mas de um tipo superficial, frágil, que vai necessitar de outras muletas como dogmas, ilusões ou mais ignorância.

O interessante ao observar o poder de visão das camadas é que as vezes podemos nos perder em camadas mais profundas e deixamos de nos conectar e entender a maioria das pessoas, que só são capazes de ver a camada superficial, e isso é tido, pelo senso comum destes, como "loucura". O "louco" pode se fixar (e se perder) em apenas uma camada. Ele não está certo ou errado, já que não existem tais coisas, mas sim fora de sintonia com a maioria, ou sem a capacidade de sintonizar com uma pessoa que pensa diferente, sem capacidade de se adaptar com o mundo que funciona a partir da visão superficial da cebola. O poder da "visão" consiste em considerar todas as camadas, mais as relações do mundo com as camadas que cada um é capaz de enxergar. É ver como um todo. Esse é o caminho de compreender cada vez mais as coisas e ajudar os outros a compreenderem tambem.

Compreender o mundo é um aprendizado eterno, e provavelmente um objetivo inalcançável, por toda essa relatividade. Mas acredito que só assumindo essa limitação, e sempre no caminho da compreensão da vida, da realidade a fundo e também da relatividade disso tudo que podemos ficar verdadeiramente em paz, relaxar e desfrutar o maximo da nossa vidinha nesse planeta. Falando nisso, alguém tem uma boa receita com cebola, por acaso?

Um comentário:

:) disse...

Oi Lúcio. Obrigada pela passagem no meu blog!
Acredito que não tenha lido todos os textos, mas gostei do elogio sobre eles...
Visite sempre!
Adoro comentários, críticas, observações, mesmo se elas não forem exatamente aquilo que sinto ou penso!

Ah, nem todo mundo consegue ver as camadas... o superficial dói menos, por isto que a maioria prefere ficar nele

Bj