quinta-feira, 3 de julho de 2008

tecnologia - a grande esfinge


Sempre fui meio cismado com a tecnologia. Fiz de tudo pra nao aderir ao celular (achava um aparelho superestimado, me sentia perseguido, invadido e nao queria viver radiação eletromagnética na orelha, rs) e nao vejo televisao ha anos, simplesmente porque me recuso a dar muita importancia pro bizarro mundo da mídia e do entretenimento descartável/apelativo. Acho que o mundo seria bem melhor se esses dois aparelhos deixassem de ser o centro de tudo - e infelizmente sao.

Com computador tambem tinha essa resistencia a tecnologia, mas de uma forma diferente. Sempre adorei computador, so tive meu primeiro tardiamente - 1998* ,sempre usei intensivamente desde entao, mas me recusava a aderir a novos softwares, novas versoes.. meio que evitando ser dragado e manipulado pela "industria" que te empurra upgrades o tempo todo.

Mas te digo que comecei ha uns poucos anos a ver que essa postrura me prejudicava. Por exemplo, todo mundo sabia usar um celular "fluentemente", e pra mim tudo alem do basico ou os novos aparelhos eram um grande misterio. Eh como nao falar uma lingua essencial.

Internet: hoje geralmente eu deixo e ligada 24 horas, porque se nao estou baixando musica e filmes (nao adianta, a quantidade de musicas e filmes que eu gostaria de baixar eh INFINITA, ja me conscientizei), estou disponibilizando eles pro mundo. O orkut, por exemplo, voce escolha o quanto vai se expor (Por isso sempre vi com desconfianca quem tem "medo" de orkut). Alem do mais, todo meu trabalho eh centralizado no computador, principalmente as relacoes sociais feitas pela internet e a atualizacao de musicas e noticias relacionadas.

Um parenteses: Nesse momento, tou na Austria, na casa de um novo amigo, o Herbert, gente finissima. Onde nos conhecemos? Atraves do myspace. Meu amigo Ze', que arrumou hospedagem pra mim em barcelona tambem foi por myspace. Todo mundo sabe, ja casei com uma pessoa que conheci no Orkut!

Upgrades: faco sem questionar. As versoes novas sao sempre melhores, com menos bugs, assim como opto por computadores novos, sempre que posso.

Na real, o problema nao eh a tecnologia, e sim como a gente usa. Quanto mais tecnologia melhor, contanto que nao venha em forma de desperdicio. Mas quanto mais tecnologia, mais eh necessario saber usa-la. Ela sempre pode ser uma grande amiga, e evita-la eh o mesmo que temer administra-la. Eh fugir do pau. Administra-la eh essencial pra estarmos sempre em dia, compativeis com o mundo, afinal de contas quem nao se renova, envelhece; quem nao a decifra, eh devorado.



------------

* - Tardiamente se voce considerar que meu pai trabalhava com informatica desde 1974 e nos anos 80 foi dono de uma empresa de software, tinha dezenas de computadores. Em 87 eu ja sabia programar em basic, dava aulas de DOS, em 89 entrei pra faculdade de informatica, mas nem assim ganhei o meu. Pois bem, em 98 ele faleceu e so entao eu tive meu primeiro PC - o pessoal dele, que 'confisquei' pra mim.

Um comentário:

Anônimo disse...

hmmm... também sou meio reativa a algumas tecnologias.

fiquei 3 anos sem tevê e mais ainda sem celular. só este ano aprendi a guardar o nome e número das pessoas na memória do cel e mandar torpedos.