terça-feira, 15 de julho de 2008

venezia


Tirei segunda pra ir visitar Venezia, que fica a 180 km daqui. Acordei cedinho e, depois de um onibus e um trem, passei o dia inteiro andando na cidade das gondolas, das mascaras, das flores e da arte com vidro.

Fantastica. Quando se chega, ha o impacto, eh um cidade diferente de tudo, pois fica dentro da agua. Isso que " ta afundando" ou que "cheira mal" eh LENDA. Quem mora em Venezia quer um barquinho, um bote, uma gondola, e nao um carro. Simplesmente nao ha carros ou motos la. Sao consideradas 118 pequenas ilhas formando a cidade. Os turistas ficam enlouquecidos quando chegam la, mas surpreendentemente nao tava muito cheia. Havia movimento nas ruas principais, mas era so entrar pelas ruelas alternativas que se encontrava uma cidade tranquilissima, dava pra viajar nas peculiaridades locais.

A producao de vidro (a maioria vinda de Murano, do lado de Venezia) eh absurda. Tudo que voce imaginar, certamente encontrara uma versao vitrea pra comprar. Tudo. Muita arte experimental em vidro tambem. Lojas inteiras so de produtos de vidro. A contradicao eh que a a cidade vive de turismo, e certamente eh dificil convencer os turistas a levarem na mala elefantes e cavalos de vidro, grandes esferas, lustres gigantes. Tem que morar meio por perto, dai eles entregam. 

Uma das coisas que mais me impressionou foi o cemiterio. No meio do mar, relativamente afastado do limite da cidade, de repente vi um gigante retangulo, imponente. Esse eu coloquei foto no flickr, mas aqui vai uma bem melhor dele.

Fui a famosa praca San Marco, onde fora os pombos hippies interagindo com a turistada, tudo eh lindo (rsss). Viajei no Cafe Florian, certamente o mais charmoso da praca. Tirei fotos bem legais, mas de detalhes da cidade. As no estilo "turista" nao vale a pena postar, afinal qual o sentido de postar fotos feitas com camerazinha normal quando se pode ver muitas e muitas realmente decentes online?


2 comentários:

Juliano disse...

Agora, que fotaço, a do cemitério hein!
Que coisa linda!!!
E ri muito com a foto alá Hitchcock dos pombos carentes :)
Mas e o papo de que o nível do mar tava subindo e fazendo estragos na cidade? Cascata?

Anônimo disse...

Que maneiro, priminho, nunca tinha ouvido essas peculiaridades de Veneza. Fiquei com a maior vontade de visitar! Continue curtindo e nos contando tudo! Bjsss, saudade, Aline