sábado, 14 de junho de 2008

filosofia de academia


moral da foto: quem se preocupa demais com o corpo acaba esquecendo a cabeça.



----
Logo depois que fiz 35, um belo dia achei que meu corpo tava muito "pesado", uma sensação inédita de que eu tava com "massa demais", e quis me sentir mais leve. Depois de fantasias com projeções astrais ou de viver dentro de um aquário, caí na real e pensei: "simples, se eu emagrecer uns 10 quilos e fortalecer meus músculos, vou ficar muito mais leve". E pela primeira vez encarei que fazer musculação pode ser uma boa pra alguns casos (antes só era a favor de atividades mais naturais, mais fisiológicas).

Começei a frequentar uma academia aqui perto de casa, que, por ser baratinha e não ter "glamour", tambem nao tem pose e posers. É um povo misturado, e adoro a mistura, principalmente quando ela inclui gente humilde, que considero no final das contas "gente de verdade". Mas não é por não ter pose que não tem excessos. Volta e meia tem garotos falando de suplementos, bombas, hormonios etc.

Um dia desses tinha um grupinho falando sobre suas experiências com creatina e outras substancias cretinas. O dono da academia tava passando e começou dar sua opinião, que irei repetir ipsis litteris: "Esse pessoal hoje em dia tá muito preguicoso. Dois bifes te dão mais creatina que uma porção daquele pote de 200 reais. Ao invés de comprar um pote de whey protein de 100 reais, é só bater uma banana, uma clara de ovo e leite depois do treino. Mas todo mundo prefere se entupir de quimica. Aí o fígado vai penando. E aí vem os que enlouquecem: O cara toma um shot de testosterona maciça, vai na hora malhar com o pau duro, mas depois ele fica mais de um mes sem conseguir ter ereção". Os outros firaram rindo, e um frequentador "um tanto outsider" falou: "que louco, né? O engracado é que os caras que querem malhar excessivamente nao o fazem pela saúde, o fazem pela aparência.. ou seja, no fim das contas é pra pegar mulher (ou homem, claro)! E daí ele fica bombadão, mas impotente.. qual o sentido? Isso mostra o quanto a imagem ta se sobrepondo totalmente a qualquer outro valor".. E o dono respondeu "Pode crer, agora voce falou uma coisa certa.. E muitos vão compensar a pobreza intelectual com a imagem, com a truculência, porque acham que se mostrarão mais machos assim". Seguiu-se um clima constrangedor no grupinho, mas sem mais argumentações.

Mundo louco esse. Mas me tranquilizou um dono de academia pregar isso entre os clientes. As coisas têm salvação.

Nenhum comentário: