sábado, 7 de junho de 2008

xamanismos


O ritual xamãnico mais forte que vivi foi o da União do Vegetal. A Hoasca foi a substância mais agressiva ao meu corpo que eu já tomei (voce sente o corpo reagindo, barriga dura, enjôo, cérebro a mil por hora, literalmente esquentando), mas um dos enteógenos mais úteis no auto-conhecimento.

É como se todos os "tijolos" do seu cérebro fossem lançados pra cima, e depois assentando novamente. Nesse intervalo, mil e uma coisas passaram pelo pensamento, e tive que selecionar uma ou duas, se não minha mente ficaria rodando que nem uma roleta fora de controle. O mais interessante é que voce pode ver tijolos que tavam sedimentados lá embaixo, ou seja: encarar problemas que tão rolando "debaixo do tapete", para os quais normalmente a gente faz vista grossa, prefere não encarar. Estar de cara-a-cara com essas questões é essencial, e o Hoasca é apenas mais uma boa ferramenta, se a gente vai com intuito de usa-la pra auto-análise.

Enquanto isso o mestre (no caso, o Xamã) guiava a viagem, colocando músicas, deixando as pessoas o mais tranquilas possiveis e propondo temas. Não cheguei a ter alucinações de olhos abertos, mas quando fechava via imagens tridimensionais alaranjadas. Visualizei que aqui na terra somos como formiguinhas que, sem sentir, canalizam energia para um único ponto na terra; via como milhares de fiozinhos luminosos caminharem diretamente em direção a esse ponto, um imenso facho de energia laranja que subia pra algum lugar no universo, como que pra alimentar uma "central" de energia (quem sabe é o "Deus"? Ou o sopão energético? ;)). Ou seja, a sensação de UNO, de que a vida é uma só e todos somos parte desse grande organismo, foi marcante.

Quanto ao que tava "debaixo do tapete", saí dessa experiencia vendo melhor o quanto eu sou fechado, e que o principal a ser trabalhado em mim é o esvaziamento do ego e a troca com o mundo. Desde então vi bem melhor que o isolamento nos deixa muito ilhados.. o sentido da vida é trocar, a melhor terapia é interagir. Justamente porque somos uma coisa só, e quem se afasta dessa natureza pode se tornar uma espécie de "cancer", por não estar em sintonia com o UNO.

Semana que vem passo por mais uma experiência enteógena, de uma linhagem diferente, mas bstante rústica e natural tambem. Vamos ver o que acontece.

Nenhum comentário: