sábado, 7 de junho de 2008

para pensar...


O planeta Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos. Essa quantidade de tempo é inconcebível para nós, com a passagem tão breve por aqui. Por isso vamos redimensionar: dividindo esse número por 100.000.000, podemos pensar na terra, a título ilustrativo, como um indivíduo de 45 anos, e observar sua história:

Nada é conhecido do nosso planeta sobre seus primeiros 6 anos, e apenas vagas informações existem sobre os 35 anos que se seguiram. Só na idade de 41 anos a vida começou a se formar na Terra.

Os mamíferos primitivos surgiram há apenas um ano, ao nosso planeta alcançar 44 anos. Os grandes dinossauros se extingüiram há oito meses. Há cerca de 5 dias, surgiu o homo-erectus.

Os humanos modernos vivem na terra há quatro horas. Começamos a agricultura durante a última hora. A revolução industrial surgiu há apenas um minuto.

Durante esses últimos 60 segundos de tempo biológico, os humanos têm feito da Terra um lixo. Causamos a extinção de centenas de espécies de animais e causamos vários desastres ambientais na sede por dinheiro e combustível, sem contar nas armas quimicas e atômicas... Poluimos a atmosfera de gases nocivos e começamos o efeito estufa.

Conclusão: Somos crianças primitivas, e não sabemos sequer lidar com a tecnologia que nós criamos. Nosso mundo é competitivo e imediatista. Resultado: estamos cada vez mais envenenando nosso precioso mundo, sem respeito pelo que veio antes e virá depois.
A questão: O que você vai fazer a respeito disso?


(texto: eu mesmo. Fontes: wikipedia e greenpeace.)

Nenhum comentário: