sábado, 21 de junho de 2008

sonar 20 junio



Imagine um Skol Beats em Barcelona, um dos maiores centros turisticos da Europa. Em resumidas palavras, o Sonar eh isso. Sempre tive a ideia de que era um festival que priorizava novas tendencias, experimentalismos e nomes promissores, mas parece que cada vez mais as atracoes sao mais pop - basicamente todo mundo que eh hypado pela midia de musica "alternativa". O que nao fez o festival menos surpreendente, ja que mesmo comparando com as melhores edicoes do Skol Beats, as atracoes foram melhores escolhidas, a estrutura de som/luz/video eh BRUTAL, o lugar da edicao noturna, ha 5 anos, eh uma especie de um enorme e bem estruturado centro de convencoes.
Esse ano anunciaram que na sexta (segundo dia do festival, de 3) esperavam 40% a mais de publico. Ainda bem que nao deu lotacao, porque mais cheio do que estava ia ser desconfortavel. Chutando por alto, umas 15 mil pessoas dancando na maior alegria ate as 7 da manha, horario em que sai. A assessoria oficial divulgou que ao todo, nos 3 dias de dia e de noite, foram 85 mil pessoas.

dubstep

Verifiquei um pouco de alguns DJs classicos, como Richie Hawtin e Frankie Knuckles, e nomes mais hypados como Justice e Hercules and Love Affair, que nao me surpreenderam; fiquei ligado mais nas novas tendencias.
Assim que cheguei, fui conferir o meu primeiro set de dubstep, com um dj ingles chamado Mala. Primeiro set in loco, pois o dubstep eh isso: so faz sentido em um enorme sistema de som. O drum'n'bass eh a 'ciencia' das batidas aceleradas e cheias e o subgrave, ja o dubstep eh a 'ciencia' do subgrave. A batida eh economica e minimalista e as linhas de baixo sao todas de subfrequencias, as vezes uma so nota durando 8 compassos. Esse subgrave que da a onda. La no meio desse minmlismo, aparecem alguns elementos as vezes como synths, samples ou MC ao vivo, soltando umas frases, sem mandar o rap linear que funciona em outros ritmos como o db. Basicamente a onda do reggae levado a extremos sensoriais. 
O clima tava descontraido, duas vezes desconhecidos me ofereceram um "porro"(Mas eu eu consegui levar a noite inteira sem drogas, nem sequer uma misera, cafeina, um unico chiclete com aspartame! Tudo que consumi foi agua, 2 fatias de melancia [sandia, 1,30 euros], 1 pessego [melocoton 1,30], uma maca verde [me deram] e de manha um mix de castanhas e frutas desidratadas [2,oo] compradas num posto 24h. ;) ).

um exemplo da cena dubstep londrina, dj kode9

Apesar dessas novas tendencias terem ficado na menor pista (menor sistema de som, a unica sem telao), o sound system estava otimo, que maravilha curtir um sistema como tem que ser: nao estava agressivo, e o grave envolvente. A 10 metros das caixas, mesmo sentindo o nariz e o ceu da boca vibrarem com o grave, dava pra conversar numa boa.

A cada linha de baixos subgraves que estouravam nas caixas, o publico vibrava. Ai esta um ritmo produzido especificamente pra sistemas grandes. Nao teria a menor chance no Brasil, onde essa "tecnologia" de sistemas de som com atencao no subgrave ainda(!) nao chegou. Como o dubstep nao faz o menor sentido em caixas caseiras ou num fone de ouvido (que nao reproduzem essa onda do subgrave no corpo), eh um ritmo que nao tem o menor futuro comercial (venda de musicas pro grande publico), por exemplo. Ate mais do que ritmos como techno ou drum'n'bass, deve ser curtido naquele contexto, in loco, como falei acima.

buraka som sistema

Realmente o luso-angolano Buraka tem uma pegada muito boa, o Lil' Johnny, o produtor "cabeca" do grupo, eh muito talentoso em grooves e timbres, e o resultado eh um som original, interessante, que mexeu todo mundo. Houve um momento em que eles fazem uma referencia ao Brasil, e tentam apresentar um funk carioca estilizado, misturado com kuduro e loops de samba, que realmente nao funcionou bem. Apesar de um pouco verde em performance ainda, o potencial eh grande, so falta uma direcao maior de palco, movimentacao etc. Valeu e muito. Hoje tem mais Sonar, e depois conto mais.



2 comentários:

Juliano disse...

Lucio, se o Girl talk não se considera um DJ, o que ele se considera? Tô revendo aqui aquele video que você me mandou dele, no reveillon de 2007, e bom, ele num tá discotecando, fazendo um live?
Dúvidas, dúvidas :)

Lucio disse...

ele toca tudo sobreposto. em nenhum momento tem uma musica da forma original tocando. eu acho que ele nega ser dj por marketing mesmo.. ;)